Foto: Divulgação
O rei Mohammed 6º, do Marrocos, declarou três dias de luto nacional em respeito as vítimas do terremoto que atingiu o país na ultima sexta-feira (9). O número de mortos já passa de 2 mil e o número de pessoas afetadas pelo tremor deve chegar a marca de 300 mil.
A localidade que tem mais pessoas afetadas é Marrakech, porém a província de Al Haouz é a que concentra o maior número de mortos, seguida pela província de Taroudant. Os município de Ouarzazate, Azilal, Chichaoua também foram atingidos pelo tremor.
Depoimentos de sobreviventes à agência de notícias AFP, relatou o desespero da população durante o terremoto. “Pude ver os prédios balançando. Então saí e havia muitas pessoas na rua. As pessoas estavam em estado de choque e pânico. As crianças choravam e os pais estavam perturbados”.
O Marrocos tem registros de outros terremos em anos anteriores, mas nenhum com a magnitude e devastação casado por esse último. A estimativo é que leve “meses e até anos” para reconstruir as zonas afetadas.