Foto: Alberto Maraux/SSP
Nesta segunda-feira (27), a Justiça determinou a prisão temporária de Jasiane Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, uma das maiores traficantes de drogas da Bahia. Dona Maria atuava na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A decisão foi tomada a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e é resultado de ações conjuntas com a Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
O mandado de prisão foi expedido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Capitais. Jasiane Teixeira responde a quatro ações penais por tráfico de drogas e uma por homicídio.
A criminosa foi capturada na última sexta-feira (24), em São Paulo, onde também foi presa por condenações anteriores. A investigada estava entre os procurados no Baralho do Crime da SSP, o que, de acordo com os promotores do Gaeco, destaca “sua periculosidade e alto grau hierárquico na organização criminosa que lidera”, voltada ao tráfico de drogas no sudoeste baiano.
As investigações apontam que “Dona Maria” tem vínculos financeiros suspeitos com pessoas sem antecedentes criminais, que poderiam estar auxiliando na lavagem de capitais provenientes do tráfico de drogas e outros crimes.
![](https://primeirosegundo.com.br/wp-content/uploads/2025/01/whatsapp-image-2019-09-27-at-17.05.23.jpeg)