siga nossas redes sociais:

Convenções partidárias confirmam seis candidatos à Prefeitura de Salvador; saiba quem são

Foto: Reprodução

Nas eleições municipais de 2024, cinco candidatos e uma candidata vão disputar a Prefeitura de Salvador. Os nomes foram confirmados pelos partidos e coligações em convenções realizadas até o último domingo (4). Agora, as agremiações terão até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral. Os candidatos são: Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB), Kleber Rosa (PSOL), Victor Marinho (PSTU), Giovani Damico (PCB) e Eslane Paixão (UP).

Dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês.

Bruno Reis

Primeiro a realizar sua convenção partidária, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) tenta a reeleição em chapa formada com a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT). Os dois encabeçam a maior coligação do pleito, com 12 legendas: União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSDB, Cidadania, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN.

Natural de Petrolina, município de Pernambuco, Bruno trilhou carreira na Bahia, onde cresceu. O político é pai de quatro filho, advogado de formação, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Desenvolvimento e Gestão Social.

Geraldo Júnior (MDB)

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) vai representar o maior grupo de oposição no pleito em chapa formada com a ex-secretaria de Assistência Social, Fabya Reis (PT). Os dois lideram a coligação “Salvador Pra Toda Gente”, com 10 partidos: MDB, PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade, Agir e a federação PT, PCdoB e PV. O grupo vai lançar 350 candidatos a vereador.

Nascido e criado em Salvador, Geraldo tem 55 anos, é advogado de formação e pai de dois filhos. No campo profissional, se pós-graduou em Processo Civil e atuou como radialista, além de ter assumido mandatos eleitorais.

Quanto à carreira política, foi secretário municipal e vereador, tendo inclusive presidido a Câmara Municipal da capital baiana. Aliado à base política no comando do estado, se elegeu vice-governador, em 2002, e agora concorre pela primeira vez à prefeitura.

Kleber Rosa (PSOL)

A candidatura de Kleber Rosa foi oficializada pela federação PSOL-REDE com missa antes da convenção. O político tem a educadora Miralva Alves Nascimento, conhecida como Dona Mira (PSOL), como candidata a vice. Juntos, os dois partidos lançam ainda 44 nomes à vagas na Câmara Municipal.

Kleber Rosa é soteropolitano, tem 49 anos, e acumula algumas formações. É cientista social, investigador da Polícia Civil da Bahia e professor da rede estadual de ensino, com especialização em “Educação Inclusiva e Diversidade” e “Educação de Jovens e Adultos”.

No campo político, fundou o Movimento dos Policiais Antifascismo e é o atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab). Em 2022, se lançou candidato ao governo do estado, mas não conseguiu se eleger.

Victor Marinho (PSTU)

O PSTU oficializou a candidatura de Victor Marinho como um marco no processo de reconstrução do partido na Bahia. O candidato terá o carteiro aposentado Edson Santana como vice. A sigla terá outros dois candidatos na eleição para vereador.

Aos 26 anos, Victor Marinho é o candidato mais jovem na disputa eleitoral. Essa é a primeira vez que ele se candidata a uma eleição, mas sua trajetória é dedicada à militância desde os 14 anos. Participou também do centro acadêmico na universidade.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o político é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx – Faced/Ufba), integra o Movimento Estudantil e o Coletivo “Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista”. No campo partidário, preside ainda o diretório municipal do PSTU.

Giovani Damico (PCB)

Giovani Damico será o primeiro candidato a disputar a Prefeitura de Salvador pelo PCB desde a década de 1990. A estudante Cheyenne Ayalla é a vice na chapa. A sigla terá apenas um postulante a vereador.

Natural de Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, Damico vive em Salvador desde a infância. Pai de duas filhas, ele tem 32 anos, é geógrafo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor da rede básica de ensino do estado.

Militante do Partido Comunista Brasileiro, foi candidato a vereador de Salvador, em 2020, e concorreu ao governo da Bahia no pleito de 2022. Em ambas as ocasiões, não conseguiu vitória nas urnas. Essa será a terceira vez que ele participa de uma disputa eleitoral.

Eslane Paixão (UP)

O partido Unidade Popular confirmou a candidatura de Eslane Paixão em meio à eleição do seu novo diretório municipal. Ela terá a estudante Giovana Ferreira como vice. A sigla vai lançar também duas candidaturas à Câmara de Vereadores.

Com 31 anos, Eslane é estudante e militante do Movimento Popular e do Movimento Estudantil. Atualmente, ela é presidente estadual da Unidade Popular, além de integrante do diretório nacional da legenda.

Essa será a primeira vez que a candidata disputa a prefeitura da capital. Em 2020, Eslane buscou uma cadeira na Câmara Municipal e, em 2022, na Câmara dos Deputados. Mas não obteve êxito nas urnas em ambos os pleitos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp