Foto: Divulgação
O Governo da Bahia conseguiu, enfim, após mais de 10 meses de negociação com o do Mato Grosso, no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU), fechar a compra dos trens do VLT para o Subúrbio.
De acordo com informações oficiais da administração mato-grossense, a gestão estadual baiana fechou a compra, por R$ 793,7 milhões, de 40 trens para a implantação no novo VLT de Salvador, que está em obras na região do Subúrbio Ferroviário.
O acordo entre os estados foi de quatro parcelas anuais, agendadas para os dias 31 de dezembro de 2024, 2025, 2026 e 2027. A previsão contratual é que os valores a serem pagos passarão por correção inflacionária, com base no IPCA-E. Procurado pelo Portal A TARDE, o governo da Bahia não respondeu até o momento desta publicação.
Os 40 trens são divididos em 280 vagões e, antes de chegarem a Salvador para a utilização no novo VLT da cidade, eles serão encaminhados para Hortolândia-SP, onde passarão por adequações, a pedido do governo baiano.
Segundo o governo baiano, os trens possuem uma vida útil de aproximadamente 30 anos e sofreram, no período em que estiveram parados em Várzea Grande-MT, uma depreciação de 30%. Calculando isso sobre o valor corrigido, o material rodante valeria R$ 681,3 milhões nos dias atuais.
A compra por R$ 793 milhões representa uma economia de aproximadamente R$ 500 milhões, já que a compra de trens novos para o VLT junto à empresa espanhola CAF — a mesma que fabricou os vagões mato-grossenses — custaria pelo menos R$ 1,25 bilhão.