Foto: Valter Pontes/PMS
A Prefeitura de Salvador entregou na manhã desta terça-feira (11), o complexo Dr. José Carlos Pitangueira. No local estará em funcionamento a Unidade de Saúde da Família (USF) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infância e Adolescência.
O espaço funcionará das 8h às 17h, com oferta de aproximadamente 500 atendimentos por mês, atuando com equipe multiprofissional que realizará acolhimentos diários, atendimentos individuais e domiciliares, grupos, atenção às famílias, suporte às escolas, entre outros.
A USF vai oferecer acompanhamento para pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Estarão disponíveis à população vacinas para doenças imunopreveníveis e serviços odontológicos. Ao todo, são quatro equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. São 650 atendimentos por dia.
Também serão feitos curativo, imunização, visita domiciliar, marcação de consultas e exames para diversas especialidades, dispensação de medicamentos básicos, impressão de 2ª via do Cartão SUS, teste rápido de IST e gravidez e avaliação das condicionalidades do Bolsa Família.
Já o novo Centro de Atenção Psicossocial do Areal vai ofertar cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes que demandem atendimento psíquico e assistência intensiva.