Foto: Divulgação
Morreu neste sábado (8), em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, a ex-deputada federal e referência na área econômica, Maria da Conceição Tavares.
Ela tinha 94 anos de idade e influenciou muitas gerações de profissionais com seu pensamento desenvolvimentista. Além disso, escreveu várias obras sobre desenvolvimento econômico.
Conceição era portuguesa de nascimento e brasileira de coração. Ela deixou dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo. A família não divulgou a causa da morte.
O presidente Lula e outra personalidades da política lamentaram a perda. “Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”, destacou Lula.
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) escreveu que o Brasil perdeu uma mulher extraordinária. “Ela deixou um legado importante para o pensamento econômico brasileiro”.
O PT-RJ escreveu em nota ofocial que Conceição Tavares é uma das figuras mais proeminentes na área da economia. “Reconhecida por suas atribuições ao pensamento desenvolvimentista e por seu impacto na formação de diversas gerações”.