siga nossas redes sociais:

Instalação de bombas vai ajudar no escoamento de água no Rio Grande do Sul

Foto: Dmae

Foi instala a segunda bomba em Porto Alegre e a expectativa é que a água na região do Sarandi comece a escoar. Nesta segunda-feira (20), uma das 18 bombas enviadas pelo estado de São Paulo chegou à capital gaúcha e já começou a operar. 

O bairro dá acesso a uma das saídas da cidade, além de ser próximo ao Aeroporto Salgado Filho. Com a instalação, a ferramenta vai drenar a água. Conhecida como bomba-anfíbia, o equipamento foi enviado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A previsão é de que até quarta-feira (22) cheguem às restantes.

Instalados em tempo recorde, três conjuntos de bombas flutuantes de alta capacidade já chegaram ao Rio Grande do Sul e operam para auxiliar os trabalhos de drenagem das áreas alagadas.

Elas fazem a sucção da enchente de baixo para cima, e as águas são lançadas para a várzea do Rio Gravataí e para o Guaíba em dutos e mangueiras de até 40 metros. Como comparativo, as casas de bombas que operam na capital gaúcha têm capacidade de movimentar 170 mil litros por segundo. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp