Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) está insatifeito com algumas áreas do seu governo e por essa razão disse a diversos interlocutores que estuda uma reforma ministerial. A insatisfação com a equipe já foi demonstrada anteriormente, mesmo sendo a que ele próprio montou para seu governo. A informação é da colunista Mônica Bergamo.
Lula acha que a sua administração vai bem, e que seus ministros trabalham muito – só que ninguém fica sabendo. Para ele, determinadas áreas estão desorganizadas e não conseguem comunicar suas realizações à população. Nem criar fatos políticos que aumentem a visibilidade de seus feitos.
O petista vem sendo pressionado a fazer alterações importantes nos ministérios. Resistente no início, Lula agora admite que elas são necessárias. A provável mudança na Petrobras pode ser o pontapé inicial de uma chacoalhada maior no governo. As reformas atingiriam três áreas: Palácio do Planalto — onde estão os ministros que despacham diariamente com eles — social e econômica.
Ainda segundo a publicação, o ministro Paulo Pimenta, que goza de grande prestígio do presidente, iria para a Secretaria-Geral, que cuida, entre outras coisas, da interlocução com movimentos sociais. Ainda não está claro para onde Márcio Macêdo, atual titular da pasta, seria transferido. O deputado federal Rui Falcão e o de Edinho Silva, prefeito de Araraquara, são cotados para a Comunicação.