Foto: Lucas Moura
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, a Campanha Salvador Contra a Dengue já vacinou 16 mil pré-adolescentes de 10 e 11 anos, público prioritário do primeiro lote de imunizantes, que começou a ser aplicado em 15 de fevereiro. A pasta tem realizado mutirões em shopping centers, escolas, postos de saúde e no sistema de drive thru.
A capital baiana possui 87.307 jovens aptos a receberem o imunizante contra a dengue nesta primeira fase de vacinação. Além dos 109 postos de saúde espalhados pela cidade, que funcionam das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, a vacina também está disponível em três shoppings centers da capital baiana: Salvador, Bela Vista e Paralela, das 9h às 16h. Um atendimento no sistema de drive thru também foi montado no 5º Centro de Saúde, na Avenida Centenário, também das 8h às 16h.
Para fortalecer ainda mais a campanha, prepostos da SMS tem marcado presença em escolas públicas e privadas também é outro facilitador. As instituições estão sendo contactadas pela pasta para o agendamento da vacinação, porém, também podem solicitar a ida das equipes de saúde, contactando o Distrito Sanitário da sua região ou a unidade de saúde mais próxima. Desde o início da campanha, 40 unidades de ensino já foram beneficiadas.
A dose pode ser aplicada na pessoa que apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou de responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para a vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais ou responsáveis.