Foto: Reprodução
Conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, STF, nesta segunda-feira (21), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) vai responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
A decisão aconteceu após uma votação de 9 votos a 2. Votaram a favor da denúncia o relator Gilmar Mendes, e os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber e Luiz Fux.
Já o ministro André Mendonça votou pelo envio das acusações para a primeira instância da Justiça e o ministro Nunes Marques rejeitou a denúncia por entender que o caso só deveria ser levado à justiça por meio de uma ação privada pela vítima, Luana Araújo, contra a deputada.
O caso
No dia 29 de outubro de 2022 o jornalista Luan Araújo foi atacado pela Deputada Federal Carla Zambelli que estava armada e chegou a deflagrar tirou contra Luana numa esquina da cidade de São Paulo por divergências políticas. Luan prestou queixa e o caso está registrado na 78ª Delegacia de Polícia, nos Jardins, zona sul de São Paulo.



Deputada Carla Zambelli aponta arama para jornalista em rua de São Paulo – Foto: Reprodução