Foto: Franciano Gomes/Ag. A Tarde
Acontece em Salvador, entre os dias 14 e 20 de março, o Panorama Internacional Coisa de Cinema, realiza a sua 19ª edição no mês de sua fundação, onde também se comemora o aniversário de dois grandes nomes da cultura baiana, os homenageados deste ano, Glauber Rocha e Castro Alves.
As mostras competitivas e paralelas do festival, são compostas por 130 filmes de diversos gêneros e estilos. As mostras serão exibidas no Cine Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira (Barris).
Ao todo, mais de mil e trezentos e cinquenta e cinco foram inscritos, onde com uma curadoria dedicada e muita conversa, foram selecionadas 138 produções que serão exibidos em 7 dias de festival.
73 filmes foram selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional e serão exibidos em sessões com longas e curtas capazes de dialogar por sua temática, estética e outras características. Nas mostras de Nacional e Baiana, a tradição é reunir diretores e representantes dos filmes para um debate com o público.
Nove longas baianos estão em competição, dois deles na Competitiva Nacional, formada ainda por duas coproduções com países europeus e representantes do cinema produzido em Pernambuco, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal. Na Competitiva Baiana, a soma de sete longas e 24 curtas demonstra um período produtivo no pós pandemia.
Seis longas e 12 curtas produzidos em 17 países estão na Competitiva Internacional, oferecendo ao público baiano a oportunidade de ver filmes de cinematrografias pouco exibidas no Brasil, como da Costa Rica, Gana e Camarões.