Foto: Agência Brasil
De 1º de janeiro a 17 de fevereiro de 2024, a Bahia já registrou 8.674 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 21,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 286 cidades baianas já registraram casos de dengue.
Ainda de acordo com a Sesab, 38 municípios estão em situação de epidemia de dengue no estado – na semana epidemiológica anterior, esse número era de 23 cidades. Eles são:
VITÓRIA DA CONQUISTA
Vitória da Conquista, uma das cidades que está em situação de epidemia na Bahia, já apresentou crescimento de 1.100% no número de casos da doença, em comparação com o mesmo período de 2023. Em nota, a Sesab afirma que, em virtude do aumento, o Governo do Estado liberou o uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê.
“Oito veículos serão deslocados para o município na próxima segunda-feira (26), iniciando o ciclo de pulverização na terça (27)”, diz a pasta.
A Sesab também aponta que, devido à “deficiência de estruturas municipais de saúde” da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual foi sobrecarregada, “atendendo 61% dos pacientes com classificação azul ou verde em 2023”.