Foto e Vídeo: Reprodução/IBahia
Um casal foi agredido por policiais militares durante uma blitz de alcoolemia na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, na noite de domingo (18). O momento foi registrado por pessoas que passavam pelo local.
Na gravação é possível ver que um homem de camisa amarela está caído no chão e ele é cercado por um PM. O agente tenta empurrá-lo e o homem se levanta.
Em seguida, o policial o algema e passa a desferir tapas na altura da nuca do homem, sem motivo aparente. Ainda conforme vídeos da situação, uma mulher tenta intervir e também é agredida por militares.
O Detran-BA informou, em nota, que o condutor dirigia com o documento do veículo vencido e ao perceber que teria o carro removido ele passou a agredir verbalmente o sargento da PM que o abrodou.
Ainda conforme a nota, o homem se recusou a fazer o teste do bafômetro e “demonstrando descontrole, se armou de pedras quebrando o para-brisa do veícuklo de apoio à operação”. O Detran pontuou que por isso foi necessário o uso da força para controlar o condutor. Ele foi levado à delegacia e preso por desacato.
A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia vai apurar a conduta do policial militar e que já iniciou oitivas para a apuração do fato. O órgão não se pronunciou sobre a mulher agredida durante a abordagem. Por parte do Detran, o condutor deve pagar uma multa devido a recusa na realização do teste do etilômetro. O órgão também investiga os possíveis “excessos” durante a abordagem.