Foto: reprodução
Um novo apagão no fornecimento de energia elétrica ocorreu, na madrugada deste sábado (19), na região metropolitana de Fortaleza. A falta de energia na capital do Ceará durou cerca de uma hora e meia, e o serviço começou a ser normalizado por volta das 6h da manhã. A causa do apagão está sendo investigada.
Segundo a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi provocada pelo desarme da linha de transmissão da Eletrobras Chesf. Em função da oscilação da rede, o sistema foi desligado, segundo a distribuidora.
Já a Eletrobras declarou, em nota, que a falha foi provocada na parte da linha compartilhada que pertence à Enel. O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceara.
Lembrando que o apagão nacional, que aconteceu na última terça-feira (15), teve origem no Ceará, em uma falha na linha de transmissão Quixebá II | Fortaleza II, operada pela Eletrobras Chesf.
No entanto, segundo o ONS, esse incidente sozinho não poderia ter causado um apagão da magnitude do que ocorreu. O operador não encontrou as causas técnicas para o ocorrido e a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso.