Foto: Divulgação Neoenergia Coelba
De acordo com a Neoenergia Coelba, o furto de cabos está se tornando uma das principais causas de interrupção no fornecimento de energia na Bahia. Em 2023, a prática ilegal provocou 1.275 ocorrências e afetou cerca de 100 mil pessoas. Por causa desta situação, a empresa vem adotando medidas operacionais e realizando parcerias com órgãos públicos para prevenir novos casos. No ano passado, mais de quatro mil profissionais precisaram atuar nestas ocorrências.
Ainda segundo a Coelba, além de causar interrupções no fornecimento de energia, o furto de cabos representa uma prática perigosa. Realizada por pessoas despreparadas, sem autorização e sem equipamento de proteção, quem rouba os fios de energia tem chance de receber uma descarga elétrica fatal. Além disso, os fios podem ficar energizados, gerando riscos para toda a população.
Canal de Denúncia
Caso veja alguma pessoa acessando postes ou mexendo na rede elétrica sem a farda da Neoenergia Coelba, a empresa orienta que denuncie imediatamente a situação por meio do Disque Denúncia Bahia, pelo número 181, ou através do WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no (71) 99623-4955. Em caso de interrupção de energia, contate a Neoenergia Coelba pelo teleatendimento 116.