Foto: Divulgação
A Prefeitura de Morro do Chapéu emitiu um alerta para o risco de uma tragédia ambiental após o município registrar incêndios durante quatro meses seguidos e se intensificarem nas duas últimas semanas.
Os dois focos mais recentes ameaçam atingir povoados da cidade e a prefeitura intensificou as ações para combater as chamas com o auxílio de brigadistas, bombeiros civis, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Hoje temos um foco na Caixa D’Água e outro na Passagem Velha. As aeronaves do Corpo de Bombeiros ajudaram a controlar, mas o problema ainda persiste. Temos mais de 50 povoados, e o fogo está se aproximando de alguns deles. Além de atingir a vegetação, os incêndios estão levando à morte de animais e afetando a saúde das pessoas, causando problemas respiratórios. Em alguns casos, pessoas estão saindo de suas casas devido à proximidade das chamas”, explicou a prefeita Juliana Araújo.
Juliana ainda fez um apelo às pessoas para que não coloquem fogo no quintal de casa para abrir pastagem. “Isso é uma irresponsabilidade e pode causar uma grande tragédia ambiental. É preciso ter uma conscientização. As barragens estão secando, muita gente está sem água em casa. Nós temos sete carros-pipas, que neste momento estão dando apoio no combate aos incêndios”.