siga nossas redes sociais:

Com risco de desabamento em minas da Braskem, hospitais e residências são evacuadas em Maceió

Foto: Divulgação

A prefeitura de Maceió decretou situação de emergência após a necessidade de evacuação de hospitais e residências por cauda da confirmação da possibilidade de desabamento de uma das minas da Braskem. No mês de novembro foram registrados 5 tremores de terra e Defesa Civil alertou para o “risco de colapso em uma das minas”.

As medidas de evacuação são para evitar uma tragédia, já que se a mina 18 afetar desabar, acaba afetando também duas minas vizinhas, formando uma cratera em que caberia o estádio do Maracanã. Com isso a água da lagoa, terra e detritos seriam escoados para dentro da cratera, provocando a formação de um lago com profundidade de 8 a 10 metros tornando a água da lagoa salgada e toda a área de mangue na região seria impactada “de forma bastante trágica”.

O problema foi descoberto em 2018 com tremor de terra e rachaduras em imóveis e vem sendo monitorado. As primeiras ordens de evacuação foram emitidas em junho de 2019 para moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, ampliando em seguida para parte do Bom Parto e do Farol.

A partir desse período, mais de 14 mil imóveis precisaram ser desocupados na região, transformando áreas antes habitadas em bairros fantasmas e afetando cerca de 55 mil pessoas.

.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp