Foto: Gil Santos
A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurada nesta quinta-feira (10) após ter sido incendiada em dezembro de 2022. A obra é de autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho de 2022, e teve que ser completamente refeita com a condução dos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.
Situada na avenida que leva o nome da ialorixá, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris, a estátua tem dois metros de altura e foi produzida em resina de poliéster, fibra de vidro com propriedades antichamas, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.
Para garatir a integridade do conjunto artístico dedicado à Mãe Stella, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizará o videomonitoramento do local de forma ininterrupta através de quatro câmeras de segurança já instaladas, intensificando o número de rondas da região. Além disso iluminação pública do entorno também foi reforçada.
Mãe Stella nasceu em 2 de maio de 1925 e foi a quinta ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. Primeira ialorixá no país a escrever livros e artigos sobre o candomblé, Mãe Stella também lutou pelo resgate da cultura afrobrasileira e contra o racismo. Como escritora, é autora de vários livros, incluindo “Meu tempo é Agora”. Em 2013, passou a ocupar a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é o poeta Castro Alves. A sacerdotisa faleceu na cidade de Santo António de Jesus, em 27 de dezembro de 2018.