o único momento real...

Evento gratuito de música, moda e cinema celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia no Recife

By ReiNasc

Postado em | Tags : , , , , , , ,

Dia Internacional Contra a Homofobia celebra nesta quinta-feira (17) a data em que a homossexualidade foi excluída da classificação de doenças da Organização Mundial da Saúde, em 1990

Encontro de intervenções artísticas será realizado no Clube Metrópole

Há 28 anos, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, a data ficou conhecida como Dia Internacional Contra a Homofobia e é comemorada pela comunidade LGBT em todo o mundo. No Recife, o dia será celebrado com um encontro de intervenções artísticas realizado hoje, no Club Metrópole, das 20h às 23h. O evento gratuito terá música, desfile de moda e uma mostra de curtas-metragens. Todas expressões possuem um recorte dentro da cultura LGBT.
Durante todo a noite, o som ficará por conta dos VJs Funplex. Em uma passarela montada na pista New York, no térreo do estabelecimento, o estilista e designer Perron Ramos vai mostrar peças da coleção Xilogravura, criada para a grife MANIFESTA!. As roupas contam com estampas com traços xilográficos, divulgando a arte e costumes nordestinos. As modelos serão pessoas trans do projeto TRANSVIVER, que atuam dando apoio psicológico e profissional para pessoas transgêneros.
O desfile também terá uma participação especial do cantor pernambucano Ciel Santos, responsável pelo projeto musical ENRAIZADO, lançado em 2016 com o objetivo de discutir temáticas relacionadas à diversidade. Através do canto e da dança, o artista vai explorar a tradição dos folguedos com o discurso de respeito às diferenças. “A arte sempre serviu como ferramenta de discussão e reflexões. Atualmente a militância está ainda mais atuante e diversificada. Eu como artista acredito que tenho que usar a minha arte para ajudar, desmistificar e conscientizar as pessoas”, diz o cantor, que é natural de Bezerros, no Agreste.
O encontro de intervenções é uma iniciativa da ativista Maria do Céu em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+. Desde 2012, o Dia Internacional Contra a Homofobia já era celebrado na boate com encontros e debates, mas desta vez o enfoque será cultural. “A cultura é um lugar de pertencimento, então estamos promovendo esse fortalecimento da cultura LGBT para que a comunidade se sinta forte, pertencente a uma sociedade”, diz Maria, empresária à frente do Club Metrópole há 16 anos. “Essa sensação de pertencimento serve para que trabalhemos na inclusão de pessoas LGBT em todos os espaços, garantindo seus direitos à escola, trabalho e até mesmo em suas próprias famílias”, conclui.

Programação

20h – Mostra de curtas
21h – Abertura oficial
21h20 – VJs Funplex
21h50 – Desfile com participação especial do cantor Ciel Santos
22h40 – Recital A opressão matou mais um, de Ketwlly Lima com performance de Hanna

Serviço

Virada Cultural do Dia Internacional Contra a Homofobia, com Cineclube, VJs Funplex, Desfile da marca MANIFESTA! (por Perron Ramos), Ciel Santos (Intervenção artística) e Recital com a drag Hanna.
Onde: Club Metrópole (Rua das Ninfas, Boa Vista)
Quando: hoje, das 20h às 23h
Quanto: Gratuito

Leia Mais

Fonte: Diário de Pernambuco.

(Visited 1 times, 1 visits today)

About The ReiNasc

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Comment


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

btt