Foto: Getty
Durante uma participação virtual, o presidente Lula (PT) disse nesta segunda-feira (23), que o salário mínimo precisa aumentar todo ano, acima da inflação. “Eu acho que a meninada tem que aprender uma profissão. Por conta de uma profissão, eu fui o primeiro de oito filhos da minha mãe a ter uma casa própria, a ter um carro, uma televisão. Porque a gente foge do salario mínimo”, declarou o petista.
Lula continuou: “Por isso, precisamos aumentar o salário mínimo todo ano. É por isso que a gente não pode [ficar] dando apenas a inflação. A inflação não é aumento, é apenas reposição daquilo que comeu do nosso salário”, completou.
O presidente participou de evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida. Esta é a segunda aparição do chefe do Executivo por videoconferência, desde que fez as cirurgias nas pálpebras e no quadril, em 29 de setembro. Para 2024, a previsão orçamentária com salário mínimo é de R$ 1.421 a partir de janeiro de 2024.
O valor – que é de R$ 1.320 em 2023 – subirá 7,65%. Com a inflação deste ano, que está prevista em 4,48%, o piso salarial terá mais 2,9% de correção, que é a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, conforme a política de valorização salarial do Executivo.