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Mobilidade e direito dos consumidores marcam o Dia Mundial do Turismo

By Raymond

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Dia Mundial do Turismo: acessibilidade é o tema do ano, confira

O Ministério do Turismo celebra, nesta terça-feira (27), o Dia Mundial do Turismo com uma cerimônia em Brasília.

Este ano, a data é dedicada ao tema Turismo para todos: promover a acessibilidade universal. A pasta tem buscado garantir a acessibilidade a todos, independentemente das diferenças, apoiando projetos que visem à acessibilidade urbana, à adaptação de atividades turísticas e à sensibilização e disseminação de orientações acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente à atividade turística.

Para dar cada vez mais oportunidade de turismo para todos, o MTur investiu R$ 75 milhões em obras estruturais adaptadas para pessoas com deficiência. Além disso, uma cartilha foi lançada com dicar para atender melhor aos turistas. A visão do MTur é que o Turismo seja uma via de inclusão, entendendo que o turismo social é uma forma de turismo acessível a todos os cidadãos em seus tempos livres, sem discriminação de acessos de qualquer natureza.

Alinhado ao tema, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, lançará, durante a cerimônia desta quarta, um vídeo sobre acessibilidade e inclusão no turismo. Entre os convidados para o evento estão a atleta paralímpica do Tiro com Arco, Jane Karla, a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal, e o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla.

Veja 4 destinos líderes em acessibilidade no Brasil

– Foz do Iguaçu (PR)

Para admirar as quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, o parque oferece um sistema de transporte adaptado, os ônibus saem do centro de visitantes e levam até a trilha e a passarela da Garganta do Diabo. Cadeirantes têm acesso garantido no passeio de barco Macuco Safari, que possui estruturas adaptadas. A equipe do parque estuda aprimorar os espaços e ofertar melhores condições e acessibilidade não só aos deficientes físicos, com instalação de placas e painéis em braile, por exemplo.

– São Paulo (SP)

Turistas e paulistanos com deficiência visual poderão aproveitar 25 atrativos que formam o Roteiro de Arquitetura pelo Centro Histórico da cidade. Este é o primeiro de nove roteiros temáticos a ser audiodescrito. O Mapa das Sensações também possui audiolivro que captam variadas sensações de São Paulo com nuances de cada um dos cinco sentidos. Desenvolvido pelo Instituto Mara Gabrilli, o Guia de Acessibilidade Cultural/SP oferece informações sobre acessibilidade em 315 dos equipamentos culturais da cidade.

– Salvador (BA)

A cidade inaugurou sua primeira rota de acessibilidade do Centro Histórico. A rota, que possui aproximadamente um quilômetro de extensão, permitirá que baianos e turistas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso às principais ruas do Centro Antigo.O Pelourinho também recebeu obras, vias foram recuperadas e as calçadas alargada para receber a rota que beneficia os deficientes, mas também os idosos, as gestantes, pessoas com carrinhos de bebê, todos aqueles que por algum motivo têm dificuldade de locomoção.

– Uberlândia (MG)

Modelo de acessibilidade, a cidade possui rampas de acesso em todas as esquinas, 100% da frota de ônibus esta adaptada com elevadores, há piso tátil em todas as calçadas, terminais rodoviários, lojas e prédios públicos. E toda obra de uso público precisa de um plano de mobilidade e de vistoria do Núcleo de Acessibilidade para receber aprovação para construção.

O site Oyster fez um ranking com as quatro cidades do mundo mais acessíveis para quem tem deficiência física

– Seattle, Estados Unidos

A cidade tem uma área metropolitana bastante concentrada e, as linhas de metrô, diferentes de cidades com urbanizações mais antigas como Nova York e Boston, já foram planejadas dentro dos padrões mais modernos de acessibilidade.

– Montreal, Canadá

Montreal possui sete estações de metrô totalmente acessíveis por meio de cadeiras de rodas e esse número tem tudo para aumentar. A cidade também conta com uma série de atrações acessíveis como jardins, museus de arte e catedrais.

– Las Vegas, Estados Unidos

Além de possuir acomodações e serviços de transporte adaptados, até os cassinos contam com rampas e elevadores de acesso. Inclusive, algumas das máquinas caça-niqueis contam com sistema de áudio para que deficientes visuais também possam jogar.

– Londres, Reino Unido

Apesar de Londres ter sido a primeira cidade urbanizada do mundo, ela foi capaz de se atualizar com sucesso na questão da acessibilidade. Atrações como a catedral de St. Paul, a London Tower e até o London Eye hoje são todas acessíveis.

Passageiros têm direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor Foto: Marcelo de Jesus / O Globo

Passageiros têm direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor Foto: Marcelo de Jesus / O Globo

Dia Mundial do Turismo: veja dicas sobre direitos do consumidor nas viagens

O Dia Mundial do Turismo é celebrado nesta terça-feira, dia 27, e a Fundação Procon-SP aproveitou a data para divulgar orientações.

As informações podem ajudar o consumidor que pretende viajar a não cair em golpes ou ser prejudicado pelos prestadores de serviços, como hotéis, companhias aéreas e agências de viagens.

Todas as recomendações do órgão de defesa do consumidor sobre o assunto estão disponíveis nas cartilhas “Projeto Boa Viagem” e “Direitos do Consumidor Turista”.

Confira as dicas

  • A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem
  • Antes de contratar o serviço da operadora de turismo, cheque se ela está registrada no Cadastur, Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos do Brasil
  • Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente.
  • Nas viagens de ônibus, fique atento ao seguro facultativo, que só poderá ser cobrado se o usuário aceitar.
  • Ao fazer a reserva de uma passagem aérea, anote o código, chamado de localizador. E, ao retirar o bilhete, observe se a data, a hora, a validade, o local de embarque e o número de voo estão corretos.
  • Se a passagem for adquirida por internet ou telefone, o consumidor tem prazo de 7 dias para arrependimento.
  • Identifique a mala com seu nome, endereço completo e telefone. Na bagagem de mão, leve os documentos pessoais, objetos de valor e eletrônicos.
  • Ao alugar um imóvel por temporada, sempre que for possível, faça uma vistoria no local em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel
  • Na reserva de passeios e viagens online, imprima e/ou salve todos os documentos (telas, e-mails, publicidades, contratos, comprovantes de pagamento, voucher, etc.) que demonstrem a oferta, compra e/ou confirmação do pedido.
  • A empresa aérea é responsável por todas as bagagens – desde o momento em que são despachadas até a devolução ao consumidor.
  • Caso algum objeto seja furtado dentro do quarto, inclusive os guardados no cofre, o hotel deve ressarcir os prejuízos, pois ele é o responsável pela segurança. Se necessário, registre a ocorrência na polícia e, a seguir, busque auxílio de um órgão de defesa do consumidor.
  • É importante informar-se sobre o horário de início e final de cada diária, evitando o pagamento desnecessário de diárias extras.
  • Todo estabelecimento deve obrigatoriamente manter disponível para seus clientes um livro para o registro de reclamações, onde o consumidor possa expressar suas insatisfações.

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Fonte: M&E por Lisia Minelli e Extra.

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