o único momento real...

Atletas militares dominam quadro de medalhas do Brasil nas Olimpíadas

By ReiNasc

Postado em , | Tags : , , , , , , , , ,

Os dados que explicam protagonismo de militares na Rio-2016

Das treze medalhas conquistadas até agora pelos brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nove são de atletas militares. Sim, é isso mesmo.

O ginasta Arthur Zanetti, que garantiu prata nas argolas, por exemplo, é um dos 145 sargentos que integram a delegação brasileira na Rio-2016 – formada por 465 esportistas que representam o país nas competições.

A grande maioria desses atletas, no entanto, não é formada por militares de carreira. Eles recebem recursos do Ministério da Defesa após passarem por um rigoroso processo de seleção via edital público. Fato que explica o elevado desempenho nos Jogos: só os melhores podem fazer parte do Programa Atletas de Alto Rendimento.

Criado em 2008, pelo governo Lula, o programa é fruto de uma parceria entre oMinistério da Defesa e o Ministério do Esporte. Atualmente, 670 esportistas de 27 modalidades olímpicas recebem o apoio. Além da contribuição mensal de R$ 3,2 mil, os atletas ganham benefícios como plano de saúde e recursos para participar de competições. Com o título, eles podem ainda treinar nas estruturas do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Mais: uma vez aprovados, todos podem ingressar como terceiro sargento das Forças Armadas. O apoio vale por oito anos, mas pode ser cortado a qualquer momento.

Até o início da tarde desta quarta-feira (17), nove atletas militares brasileiros já tinham subido ao pódio da Olimpíada do Rio. Veja quem são eles e, a seguir, os grandes números do Programa Atletas de Alto Rendimento.

Atleta Medalha
Rafaela Silva ouro no judô
Robson Conceição ouro no boxe
Thiago Braz ouro no atletismo
Arthur Zanetti prata nas argolas
Felipe Wu prata no tiro esportivo
Poliana Okimoto bronze na maratona aquática
Rafael Silva bronze no judô
Mayra Aguiar bronze no judô
Arthur Nory bronze na ginástica artística

Leia Mais

Fonte: Exame.

Views All Time
Views All Time
517
Views Today
Views Today
2

About The ReiNasc

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Comment


*

btt