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Luzes de eletrônicos antes de dormir causa cegueira e muitas outras doenças

By ReiNasc

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Aumentam os casos de cegueira por causa deste hábito que a maioria tem antes de dormir, uma advertência a todos nós

Imagine um tempo sem eletricidade, onde as pessoas dependiam das velas quando a noite chegava. A maioria, sem entretenimento, dormia logo depois de o sol se pôr.

Ok! Talvez seja uma ideia assustadora, mas é bom refletir como tudo funcionava antes do celular, computador e outras tecnologias.

Na verdade, esse exercício é uma forma de disciplinar nosso corpo e resgatar um hábito muito saudável que nossos antepassados tinham.

Quem não quer qualidade de vida?

Desde 1970 triplicou a quantidade de luz artificial no mundo e as consequências foram mais depressão, mais estresse e muito mais insônia.

O uso constante de aparelhos eletrônicos causa perturbações  e problemas de saúde.

O sono é prejudicado pelas luzas de eletrônicos que superexcitam o cérebro

O sono é prejudicado pelas luzas de eletrônicos que superexcitam o cérebro | imagem:internet

Quantas vezes por dia checamos mensagens nas redes sociais? Quantas noites passamos ao computador, sem ao menos lembrarmos de piscar os olhos?

Entenda: pesquisas comprovaram que a exposição de luz artificial à noite impede a produção de melatonina,  o principal hormônio que controla o ciclo de sono e vigília.

A escuridão natural estimula esse hormônio, além de proteger as células de alguns danos.

Ou seja, nosso corpo à noite precisa de escuridão para produzir melatonina.

Sem ela, estamos mais propensos ao câncer, diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e imunidade frágil.

Então tenha certeza de que está produzindo a quantidade certa de melatonina, pois ela fortalece o sistema imunitário.

Além de ser um poderoso antioxidante, que atrasa a chegada do envelhecimento.

Quanto mais horas de sono na escuridão natural (ou seja, a da noite), maior será a produção de melatonina.

É por isso que é péssimo para a saúde dormir tarde da noite e adentrar a madrugada usando computador, tablet, smartphone, celular e televisão.

Cuidado com seu filho e a conexão durante a noite

Cuidado com seu filho e a conexão durante a noite | imagem: intenet

Seu filho só vive doente, gripado e falta a aula constantemente por isso?

Coloque-o para dormir cedo, sem nenhum desses aparelhos ao lado dele, e em pouco tempo você verá como ele ficará mais resistente às doenças.

Isso porque haverá aumento da produção de melatonina no corpo do seu filho.

E esse hormônio é um poderoso antioxidante que tem fortes efeitos sobre o sistema imunológico.

Além disso, o háxbito de ficar usar o celular/smartphone na cama antes de dormir com a luz apagada, para acessar a internet e redes sociais, é muito prejudicial para a nossa visão.

Os especialistam explicam que esse hábito leva os olhos a fazer um grande esforço diante da tela do aparelho.

O olho humano demora a se acostumar com a falta de luz.

E ao colocar seus olhos diante de uma tela de um aparelho eletrônico, em um local sem luz, você estará confundindo o seu cérebro.

Um dos olhos vai se esforçar para se adequar à ausência de luz, enquanto o outro processará o brilho intenso que recebe.

Isso com o tempo afetará a qualidade de sua visão e produzir até problemas mais sérios.

Inclusive, já são comuns os relatos de cegueira temporária – que dura alguns minutos – causada por esse hábito.

Para evitar o problema, acesse a internet no seu celular/smartphone/tablet sempre com luz no ambiente e nunca na cama.

O ideal é que o último acesso antes de você se deitar seja feito uns 30 minutos.

Já deu para perceber que o assunto é realmente sério, não é?

Então, deixamos este desafio para você: você é capaz de controlar o uso desses aparelhos, antes de dormir, em prol da sua saúde?

Temos certeza que sim.

Na cama com as comunidades afastam o sono reparador

Internet na cama e os amigos das comunidades que afastam o sono reparador | imagem:intenet

Pare de utilizar seu tablet ou smartphone antes de dormir!

Na cama você pega o smartphone só para ajustar o alarme, aproveita vai até ao Facebook, lê o e-mail, explora as novidades no Instagram, joga um ou outro joguinho e… quando se dá conta são já 2… ou 3 da manhã.

Justamente pela citação acima um recente estudo norueguês, tendo como amostra 9846 adolescentes com idades entre os 16 e os 19 anos, pretendeu registrar e analisar os padrões de sono bem como a utilização da tecnologia ao longo do dia, com foco sobretudo na hora de deitar e os resultados não foram muito amigáveis para quem deseja ter uma boa noite de sono.

É certo que o cenário da imagem acima pode parecer muito familiar

Grande parte dos nossos leitores acessam nossos conteúdos muita das vezes pelo smartphone/tablet, é natural que sejam visualizados quando estão no aconchego das suas camas, antes de dormir.

Mas… será isso aconselhável ou até saudável? A resposta é clara: Não! O motivo já é conhecido, mas a grande parte dos usuários ainda não se conscientizaram de que… o LED das telas prejudica o sono.

Imagem aumentada de detalhe das telas de led

Imagem aumentada de detalhe das telas de led | imagem:internet

Através dos resultados, publicados na BMJ Open, os investigadores determinaram uma situação a que designaram de “dose-response relationship“, ou seja, quando mais se utilizar dispositivos móveis, mais estes terão um impacto no seu sono e, consequentemente, aumentarão o risco de insônia.

E segundo os investigadores noruegueses

“Praticamente todos os adolescentes admitiram utilizar um ou mais equipamentos eletrônicos cerca de 1h antes de deitar/dormir […] O uso excessivo destes dispositivos foi significativamente e positivamente associado à latência para início do sono, ou seja, o tempo que demora para a pessoa adormecer, e uma deficiência no sono, existindo uma relação inversa na autorresposta entre a duração do sono e a utilização da tecnologia”.

Mas qual será o grande problema das telas LED? Alguns estudos anteriores indicam que a luz azul emitida pelas telas LED interferem com a produção de melatonina – hormônio responsável pela regulação do sono e vigília – no nosso cérebro.

Por sua vez, os investigadores noruegueses sugerem que talvez a radiação eletromagnética possa ser um dos fatores que nos impede de ter uma noite de sono descansada e com qualidade.

E mais… a posição que adotamos ao usar os equipamentos na cama também podem desenvolver dores de cabeça e dores musculares. E isto sem contar com as muitas outras formas que a Internet altera o nosso cérebro…

Internet na cama podem causar muitas doeças

Internet na cama podem causar muitas doenças | imagem:internet

O estudo indica ainda que “O uso destas tecnologias pode afetar diretamente o sono, substituindo-o ou interferir através do aumento de excitação psicofisiológica”.

Isto é, não é apenas a mera utilização do smartphone mas sim o que se faz nele, o que se pesquisa, a que estímulos se está exposto. Um simples jogo como o Candy Crush poderá aumentar a frequência cardíaca e induzir a uma resposta de luta ou fuga.

No entanto, apesar de todos os alertas, é ainda deixada a mensagem de que são necessários mais estudos uma vez que toda esta tecnologia, e a nossa utilização da mesma, é um panorama tão recente, que esta problemática não tem ainda uma resposta concreta por parte da ciência no que diz a respeito à sua correlação com insônia.

Os impactos do uso do tablet para leitura

A leitura de um livro impresso pode ser muito mais segura antes de ir para a cama do que um e-book, segundo apurou a Academia Americana de Ciências.

Em seus estudos, os investigadores da instituição descobriram que as luzes utilizadas nos aparelhos, principalmente as de cor azul, afetam o sono.

No Brigham and Women’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, outros cientistas também fizeram uma comparação entre os efeitos que a leitura virtual e a feita no papel causam ao organismo humano.

Por um período de 15 dias, alguns participantes selecionados leram livros impressos e outros utilizaram o tablet para ler.

Uso do tablet afeta a qualidade do sono de adultos e crianças. Foto: iStock, Getty Images

Uso do tablet afeta a qualidade do sono de adultos e crianças. Foto: iStock, Getty Images

Eles realizaram esse procedimento quatro horas antes de ir dormir durante cinco dias seguidos.

Como resultado, foi percebido que aqueles que utilizavam tablet para leitura demoravam um tempo maior para cair no sono. Além disso, eles dormiam de forma menos relaxada, acordando mais vezes durante à noite, já que a melatonina (substância que induz ao sono) funcionava de forma reduzida.

Sem o descanso adequado, a qualidade de vida cai.

Os cientistas também apontaram para o fato de que o relógio biológico interno, que controla o ritmo circadiano, ficava atrasado, causando menor sonolência. As pessoas que liam no tablet tinham essa frequência circadiana natural alterada no corpo. A luz azul, cientificamente conhecida como luz de ondas curtas, interrompia o funcionamento dela.

Assim, os aparelhos eletrônicos, como o tablet para leitura, são menos recomendáveis do que o livro impresso, que não possui a incidência desse tipo de iluminação.

Fique esperto e pratique estas sugestões para sua saúde junto aos eletrônicos

  • Ajustar o brilho da tela do seu smartphone/tablet/TV;
  • Prefira ler um livro ao invés de ler conteúdos no dispositivo;
  • Modere a utilização dos smartphones/tablets nas últimas horas/minutos antes de dormir;
  • Prefira conteúdos pouco estimulantes visualmente, com pouca mistura de cores fortes;
  • Evite conteúdos de caráter chocante, polêmico ou excitante como notícias de crimes bizarros;
  • Evite entrar em conflitos através de comentários nas redes sociais (ou por SMS) uma vez que, na impossibilidade de confrontar, essas situações alteram o nosso estado de humor e, consequentemente, o nosso sono;
  • Uma sugestão mais ‘bizarra’ mas de todo útil é a utilização de óculos de sol (sim… na cama!) como forma de minimizar os efeitos da luz das telas no funcionamento da atividade cerebral.

 

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Fonte: Cura Pela Natureza, Escreve Assim por Rafael Russo e Vivo Mais Saudável.

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