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Multinacionais admitem que causam obesidade infantil e suspendem vendas de refrigerantes

By ReiNasc

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Coca, Pepsi e Ambev não vão mais vender refrigerante em escolas

Empresas anunciaram acordo nesta quarta-feira; estabelecimentos voltados a crianças de até 12 anos vão oferecer apenas água, sucos, bebidas lácteas e água de coco

Segundo comunicado das empresas, ideia é que outras fabricantes adotem o mesmo procedimento (iStock/Getty Images)

Segundo comunicado das empresas, ideia é que outras fabricantes adotem o mesmo procedimento (iStock/Getty Images)

A Coca-Cola, a Pepsi e a Ambev anunciaram nesta quarta-feira que não vão mais vender refrigerante a escolas no país. Segundo o acordo, a partir de agosto, as fabricantes entregarão apenas água mineral, sucos com 100% de fruta, bebidas lácteas e água de coco em estabelecimentos voltados a crianças de até 12 anos.

De acordo com o comunicado das companhias, o novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. “Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com as empresas, “crianças abaixo de 12 anos não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo”, pré-requisito para a escolha de uma alimentação mais balanceada. Coca, Pepsi e Ambev afirmam que estão trabalhando com a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para que a decisão seja acatada por outras representantes do setor.

Confira o comunicado conjunto divulgado pelas empresas:

“A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo.

Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.

As três companhias também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.”

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Fonte: G1 e Veja Abril.

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