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O setor de estética e beleza descobrem os serviços pela internet

By Raymond

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A Utilização da Internet no Segmento de Beleza!

Internet, é a mídia que mais cresce no momento.

Empresas de setores variados, micro, pequeno, médio e grande porte, estão correndo pra lá, mas o segmento de beleza ainda não despertou para todo o potencial que a internet tem para oferecer. E os salões podem tirar bom proveito se fizerem bom uso deste canal de comunicação.

 

O primeiro passo de qualquer negócio para ter presença digital  é desenvolver um bom site, e um bom site vai além do design ou de recursos em flash. Mostrar seus serviços é essencial, o uso de recursos multimídia dá um brilho a mais ao site, beleza só pode ser compreendida com imagens e fotos são fundamentais, muitas fotos de preferência, e se possível vídeos. O site precisa ter vida, mas nada de expor os clientes desnecessariamente, em alguns casos o antes e o depois nem sempre é a melhor solução e dependendo da maneira utilizada pode ser vulgar e antiético.

Para redes sociais indicamos o uso de resultados, mostrando a beleza do penteado, pintura ou tratamento estético sempre reforçando a autoestima do cliente, depoimentos tem uma força enorme hoje em dia, as pessoas preferem ouvir as palavras de outros clientes do que a comunicação oficial da empresa por mais bela que esta seja.

O depoimento de um cliente satisfeito tem o poder de ligar a marca da empresa às pessoas ao redor do depoente. Use e abuse de redes sociais para fazer essa mensagem correr o mundo, mas cuidado ao escolher o profissional que irá cuidar de suas contas de redes sociais, pois uma ação mal planejada poderá destruir a imagem de sua empresa e gerar uma grande crise da comunicação com impactos que vão além das mídias digitais.

Outros pontos importantes em um bom site institucional são a história e os valores da empresa, seus prêmios, títulos, homenagens e trabalhos sociais, mapas da matriz e filiais, a equipe e suas competências e formação, tudo bem apresentado e com muita interatividade e de fácil navegação.

Não se esqueça de possibilitar ao internauta um modo de participar e entrar em contato com sua empresa tanto pelas redes sociais quanto através do site e tenha sempre alguém apto a ler e responder essas mensagens, não existe nada pior do que ser ignorado pela empresa em que se tem o interesse em comprar um serviço ou produto.

Isso não é tudo, mas aos poucos vamos colocando aqui no Portal Empreenda Beleza dicas e ideias para uso de comunicação digital no segmento de beleza.

Na internet é a leitura de dicas de como usar os produtos de beleza os mais acessados

A pesquisa Sophia Mind, realizada com 1.311 brasileiras, entre 18 e 60 anos, que teve como objetivo avaliar a satisfação das mulheres com a aparência e entender como ocorre o consumo de produtos, também revelou qual é o papel da internet para elas quando este é o assunto.

Apenas 12% das mulheres entrevistadas não usam a internet para buscar informações sobre produtos de beleza. Para as demais (88%), a internet possui diversas finalidades, que vão desde a busca de informações até o processo de compra de produtos.

A principal atividade realizada na internet é a leitura de dicas de como usar os produtos de beleza – encontrada em sites com conteúdos femininos, redes sociais, sites dos fabricantes, entre outros. Um dado importante para estabelecimentos que prestam serviços, porque a vaidade que cerca o público feminino não tem hora nem lugar para ser retocada.

Assim, o relacionamento com as consumidoras pode ser muito mais estreito quando os salões de beleza, por exemplo, usam esses canais para oferecer maneiras práticas de obter sucesso com a aplicação de produtos, principalmente se considerado que a indicação de produtos pelo cabeleireiro é muito relevante para 39% das mulheres. Se computado o número de mulheres que acham as indicações desses profissionais importantes, o percentual sobe para 87%. Enfim, as indicações dos profissionais de confiança podem ser essenciais para esse relacionamento online.

Não são apenas os profissionais que têm esse poder de influência, uma vez que a opinião de amigas também é bastante importante. Para 77% das mulheres essas indicações são importantes ou muito relevantes.

As atividades de interação entre as pessoas, que ocorrem em redes sociais, evidenciam a relevância do marketing digital para o setor. É por esse meio que 52% delas buscam de indicações de outras pessoas.

A publicidade na internet e redes sociais têm papel importante na decisão de compra. As indicações positivas para a publicidade na internet somam 38% contra 32% da publicidade na TV. Os comentários em redes sociais somam 45% de indicações positivas, mostrando a força desta mídia e da troca de experiência entre as usuárias de internet.

A comparação de preço também é relevante para mais da metade das mulheres. Qualidade e preço são os atributos que as mulheres procuram quando estão decidindo uma compra.

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Fonte: SEBRAE e Empreenda Beleza.

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