o único momento real...

Nuvem em formato de funil em bairro de Congonhal, MG

By Raymond

Postado em | Tags : , , , , , , , , , , , , ,

Morador flagra fenômeno que ocorre quando há choque de massas de ar frio e quente.

Tempestade atingiu a cidade, derrubou árvores e prejudicou lavouras.

Um morador de Congonhal (MG) conseguiu flagrar um fenômeno raro, conhecido como “nuvem funil” nesta quarta-feira (1º). A imagem foi feita no bairro Taiobas, pouco antes de uma tempestade atingir a cidade, pelo morador Rafael Augusto Bueno.

A imagem chamou a atenção. Já a tempestade, segundo os moradores, derrubou árvores e destruiu telhados e lavouras no município. A prefeitura precisou fazer a retirada de uma árvore na estrada. Nesta quinta-feira (2), equipes da prefeitura e da Cemig devem visitar os locais atingidos. Os estragos ainda estão sendo contabilizados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Esta é a segunda vez que o fenômeno, que se assemelha a um tornado, é fotografado no Sul de Minas. Em outubro de 2015, uma imagem semelhante foi flagrada no Pico do Gavião, em Andradas (MG) e também chamou a atenção de quem estava no local.

Segundo o Instituto Somar de Meteorologia, o fenômeno registrado é semelhante a um tornado, mas de fraca intensidade e não chega a tocar o solo. Ele ocorre principalmente quando há o choque de massas de ar frio com o ar quente. Nesse tipo de fenômeno, os ventos podem chegar a 180 quilômetros por hora.

Congonhal decreta estado de emergência após vendaval em bairro

Ventos que chegaram a 90 km/h acompanharam formação de nuvem funil
Moradores relatam perdas em lavouras e destruição em galpões e casas

A Prefeitura de Congonhal (MG) decretou estado de emergência nesta sexta-feira (3) devido aos prejuízos que a cidade teve por causa da passagem de uma nuvem funil acompanhada de vendaval. Segundo a administração municipal, um levantamento tem sido feito no bairro Taiobas, onde o fenômeno provocou danos em lavouras, casas e galpões na tarde de quarta-feira (1º).

Trator fica danificado após passagem de nuvem funil em Congonhal (Foto: Reprodução EPTV)

Trator fica danificado após passagem de nuvem funil
em Congonhal (Foto: Reprodução EPTV)

Ainda conforme da prefeitura, um relatório será enviado ao governo de Minas Gerais. Por enquanto, os relatos na cidade são de danos materiais a moradores da área rural, sem registro de feridos. Os ventos chegaram a 90 km/h, de acordo com a análise dos meteorologistas, o que deixou a sensação de que a nuvem funil se parecia com um tornado.

Momentos de desespero

No sítio onde Roldão Moreira de Fonseca trabalha, além dos dois galpões destruídos, uma cobertura metálica foi arremessada para longe. O trator e outros equipamentos agrícolas ficaram danificados. Uma casa foi destelhada e apresenta rachaduras nas paredes.

Fonseca estava na parte externa do sítio quando viu a nuvem se formando e um vento forte chegando ao local por volta das 15h. Ele começou a filmar com o celular, mas logo teve que buscar um local para se proteger.

Junto com um colega de trabalho, o morador se escondeu atrás de uma caçamba e registrou os minutos de desespero. “O vento veio e ficou em torno da gente. O redemoinho subindo a gente assim”, diz Fonseca.

Moradores contam prejuízos após passagem de nuvem funil no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

Moradores contam prejuízos após passagem de nuvem funil no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

Segundo a meteorologista Patrícia Vieira, embora as imagens dêem a impressão de que a cidade foi atingida por um tornado, o fenômeno se diferencia pelo fato da nuvem não tocar o chão. “Os estragos foram provocados pela rajada de vento, que geralmente antecede a chuva. Existia a formação de nuvens de tempestade na região que, conforme foram passando, foram levando chuva forte e granizo para as cidades”, explica.

Leia Mais

Fonte: G1 e G1.

(Visited 41 times, 1 visits today)

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Comment


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

btt