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Com quantas peças se faz um Fusca?

By Raymond

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60 WW Parts

No filminho acima, tirado de um anúncio provavelmente dos anos 1950 ou 60, um grupo de sujeitos literalmente desmancha um Fusca, de dentro para fora. É claro que, na prática, há mais componentes interligados do que os que aparecem na tela. E também é lógico que, para soltá-los todos, seria preciso tirar uma série de parafusos, no mínimo. Mas, em conceito, o projeto do carro tinha como um de seus pontos altos justamente a facilidade de construção, montagem e, em caso de necessidade, desmontagem para reparo. Para tirar o motor boxer (cilindros opostos) refrigerado a ar de um deles, por exemplo, basta soltar quatro parafusos.

WW Parts Cor

60vwparts

Construir um carro assim nos dias de hoje seria provavelmente inviável por causa das normas de segurança, especialmente a tal da segurança passiva – que protege os passageiros em caso de colisões, mantendo o habitáculo (o lugar em que estamos no carro) inteiro e usando o resto do automóvel como uma grande área de absorção de impactos.

Mas, afinal de contas, quantas peças tem um Fusca? A resposta que parece ser simples, não é para começar muito precisa ou exata. Isso porque, a despeito de ter mantido visualmente e em essência o seu projeto original, desde quando nasceu nos anos 1930 até quando deixou de ser produzido nos 1990, o Fusca mudou muito ao longo dos anos e variou um pouco de acordo com sua versão. Os primeiros deles, segundo pesquisei, tinham cerca de 3.000 peças (somando tudo, tudinho mesmo, do motor à acabamentos diversos). Os últimos, na versão conversível, tinham mais de 5.000.

Motor Carocha Fusca

O fato é que, ainda hoje, o básico num Fusca pode ser facilmente (se comparado aos carros de hoje) retirado e trocado. Não é por acaso que ele costuma ser o primeiro carro de quem gosta de modelos clássicos. Dá para tirar uma onda sem ter de gastar um Havaí de dinheiro.

Fonte: O Globo

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