o único momento real...

Tocha olímpica chega nesta terça-feira: percurso será de 105km

By Raymond

Postado em , , | Tags : , , , , ,

O fogo olímpico saiu da Grécia: ele vai percorrer 300 cidades brasileiras

O símbolo dos jogos passará por cinco regiões administrativas do Distrito Federal. Vias serão interditadas cerca de 10 minutos antes da chegada do comboio a cada local e liberadas em seguida

A Tocha Olímpica chega a Brasília amanhã. A capital é a primeira cidade brasileira a receber o símbolo dos jogos Rio-2016. O revezamento está marcado para começar às 10h30, na Esplanada dos Ministérios, com término às 20h30, no mesmo local. Entre aqueles que vão conduzir a chama no percurso de 105 quilômetros, nas ruas da capital, estão a bicampeã olímpica Fabiana Claudino e o surfista Gabriel Medina. Os cantores Daniela Mercury e Diogo Nogueira vão cantar, ao fim do evento.

A passagem da Tocha Olímpica causará interdições de vias e estacionamentos ao longo do percurso. Além do Eixo Monumental, o símbolo dos Jogos Olímpicos passará por vias de Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Riacho Fundo, Setor Comercial Sul e Asa Sul. Não haverá ponto facultativo e a ideia é que a tocha passe pela cidade em pleno funcionamento. As vias serão interditadas cerca de 10 minutos antes da chegada do comboio em cada local e liberadas assim que a comitiva passar. Estacionamentos próximos ficarão fechados durante todo o dia.

Tocha olimpica (2)

Alguns locais, como os estacionamentos entre o Estádio Nacional, o Colégio Militar de Brasília e o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, e as vias entre o trecho 3 e 4 do SIA, serão fechadas ainda hoje, no início da noite, para garantir a segurança dos locais.

O comboio da tocha contará com 150 agentes da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 3,5 mil homens que farão a segurança durante o percurso do revezamento. Ela vai passar por 31 pontos, como o Regimento de Polícia Montada da PM, a Praça do Relógio de Taguatinga, e o Palácio do Itamaraty. Em Brasília, 143 pessoas vão participar do revezamento. Já no resto do país, serão 12 mil participantes do revezamento. Depois, a tocha viajará por todo o país, passando por 300 cidades, até chegar ao Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto.

Juntos pela paz

A chegada da tocha a Brasília também traz para o cenário nacional uma mensagem mais importante do que os ritos oficiais. A chegada do símbolo é uma oportunidade para projetar a mensagem de convivência e fraternidade entre os povos, fazendo uso da diversidade cultural da capital para tal.

A celebração contará ainda com um ato pela Paz Mundial. A líder pacifista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, estará presente no evento. Ela é uma das ativistas mais reconhecidas mundialmente. O ato conta também com a presença do primeiro brasileiro campeão nas pistas de atletismo, Joaquim Cruz, que não só conseguiu uma medalha de ouro como estabeleceu um novo recorde mundial em 1984, na final dos 800 metros, com um tempo de 1 minuto e 43 segundos.

Tocha olimpica (3)

Fonte: Correio Braziliense

(Visited 9 times, 1 visits today)

About The Raymond

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Comment


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

btt